domingo, 7 de junho de 2015

PÃO & CIRCO

Arte de Laudo Jr
Chamou a minha atenção reportagem vinculada no Jornal da Band, da Rede Bandeirantes, apresentado pelo jornalista Boris Casoy há um bom tempo atrás reportando acerca do abandono de Brasília e conseqüentemente de suas funções por parte dos deputados federais no período eleitoral. Alegam os deputados que devem atender suas bases. Interessante foi ouvir o discurso crítico do jornalista dizendo que quem paga os salários dos referidos deputados é o povo.

Permitam-me fazer um parêntese: o citado jornalista está pregando “moral de cueca”, pois o mesmo presta-se a manter este sistema atuando como mediador de debates entre candidatos, que após eleitos continuarão e/ou terão a mesma postura por ele criticada.

Voltando a reportagem, fiquei a me questionar e gostaria de refletir com você leitor: de quem é a culpa por esta postura dos deputados? Parece fácil criticar os políticos, mas quem os elege? Parece então fácil criticar os eleitores, mas por que somos obrigados a votar? Penso que o problema está no sistema. As eleições são um processo burguês do qual o povo é um mero peão manipulado pela elite. Veja, quem majoritariamente faz mais votos são aqueles que têm as campanhas mais caras.

Quem acompanha o processo sabe que o grosso do dinheiro vem de doações de banqueiros, empreiteiros, empresários, ou seja, da burguesia. Qual o interesse? Quem terá mais poder sobre o candidato eleito, o povo que votou ou a elite que bancou sua campanha?

De pouco adianta depois de consumado o fato querer usar os microfones e holofotes para criticar. O sistema é este! Quem aceita o “circo” armado pelo sistema eleitoral burguês hoje não pode reclamar do “pão” amassado que vai comer amanhã.

Texto: Denilson Reis
Ilustração: Laudo Ferreira Júnior (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário