quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ESTÃO PRIVATIZANDO A EDUCAÇÃO

Arte de Rafael Costa (RS)
No mês de janeiro de 2014, assisti em um noticiário de TV que, em Valparaiso/GO, a forma que o Governo estadual encontrou para acabar com a violência em uma escola pública de periferia foi colocar a Polícia Militar dentro da escola. Trabalho como professor na Rede Pública de Ensino do RS e já ocorreram momentos em que acionamos a Patrulha Escolar, um grupo de policiais militares que são encarregados de atender ocorrências de violência nas escolas. Mas o que me chamou a atenção é que a Polícia Militar foi chamada para administrar a escola, transformando o local numa espécie de Escola Militar, não como formação de militares, mas pelo fato da adminstração ficar com o comando da Polícia.

A coisa funciona assim: o Governo reformou a escola, deixando impecável, coisa de colégio privado. O Diretor foi substituído por um policial que será encarregado de administrar junto com um corpo pedagógico, onde outros policiais farão parte. A parte da Educação Física ficará a cargo de policiais que cuidarão das atividades físicas dentro da disciplina militar. Os alunos serão obrigados a usar 4 tipos de uniformes. Será utilizada uma cartilha falando sobre prevenção a violência e outras questões envolvidas, como drogas, bulling etc. Os pais deverão pagar uma matrícula e mensalidades. Calcula-se que o custo por aluno que a família terá chegará a R$ 1.500,00 por ano.

Para mim isto é privatizar o ensino público com a desculpa de combater a violência. Mas o mais agravante vem agora. Na reportagem, um pai de aluno disse que não teria condições de arcar com estas despesas. A resposta da Secretaria de Educação foi a seguinte: não se preocupe que estaremos providenciando a transferência para outra escola. Na nova escola os pais não precisão pagar, é claro, mas ela não foi reformada e lá a Polícia Militar aparecerá só em necessidades de emergência. Os professores não terão respaldo para trabalhar com segurança e toda aquela questão que já se conhece.

Portanto, se você pode pagar, lhe daremos uma escola nova e com segurança. Se você não pode pagar, bem, te colocamos “naquela” escola, sucateada e dominada pela violência. Reitero, em minha opinião, acho que se trata, como coloco no título deste artigo, estão privatizando a Educação. Além disso, acredito que o fato pode ser enquadrado como uma atitude discriminatória, pois os alunos de pais não abastados são excluídos de estudar numa escola nova e com segurança. O que é para um deve ser para todos. Por fim, ainda tem a questão da administração na mão da Polícia Militar e a pedagogia que pode nascer daí, mas isso fica para outro momento.

Texto: Denilson Rosa dos Reis

Ilustração: Rafael Costa (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário