sábado, 7 de junho de 2014

F9 – FERNANDÃO

Arte: Anderson Ferreira
Iniciei minha curtição pelo futebol com a Copa do Mundo de 1978, na Argentina. Nesta época também marcou minha opção por torcer pelo Colorado. O Internacional vinha de dois títulos nacionais (1975-1976) e na sequência ganhou o Campeonato Brasileiro de 1979 de forma invicta. Era o grande time do Falcão, mas eu ainda era um garotinho e pouco compreendia o significado daqueles três títulos. Para mim, a compreensão do que é o futebol ocorreu apenas na Copa do Mundo de 1982, na Espanha, onde Falcão estava jogando o fino da bola. Assim, mesmo não estando mais jogando no Internacional, virou referência para mim como o grande ídolo do clube.

Nas décadas de 1980 e 1990, na minha adolescência, sofri bastante torcendo pelo Internacional. O time não conseguia ganhar grandes títulos, arranhou algumas vezes no Campeonato Brasileiro e na Libertadores. Fora o título da Copa do Brasil de 1992, sobrou apenas os títulos do Campeonato Gaúcho, muito pouco para quem virou colorado na década anterior.

No início do século XXI, a história do Internacional começou a mudar e culminou com o sagrado ano de 2006 ao ganhar a Libertadores e o Mundial de Clubes da FIFA. Um jogador em especial tornou-se o símbolo deste Internacional vencedor, Campeão de Tudo como ficou conhecido ao ganhar todos os títulos possíveis para um clube de futebol. Este jogador atendeu pelo nome de FERNANDÃO.

Fernandão devolveu ao torcedor colorado a alegria de torcer, o sentimento de vencedor após duas décadas muito amargurantes. Voltamos a gritar “é campeão” e nos grandes títulos ele esteve lá, levantando os troféus que nos orgulham. Não vi Falcão vestindo a camiseta do Internacional ao vivo no Beira-Rio, mas tenho ele como ídolo e maior jogador de todos os tempos, mas vi Fernandão levantando a taça da Libertadores na “noite sem fim”, do dia 16 de agosto de 2006. Eu estava lá, no Beira-Rio, vendo aquele cara levantar a taça. Ele marcou meu imaginário campeão.

Hoje, 07 de junho de 2014, ao saber que o grande ídolo Fernandão não está mais entre nós, tendo nos deixado tão precocemente (36 anos), precisava escrever e dizer mais uma vez, “obrigado Fernandão, você fez eu voltar a sentir como é bom ser Colorado”.

Texto: Denilson Rosa dos Reis

Ilustração: Anderson Ferreira (RS)

Um comentário:

  1. Bela e merecida homenagem, amigo Denilson. Nosso grande herói se foi mas ficará para sempre na memória do coração. grande abraço.

    ResponderExcluir