sábado, 8 de dezembro de 2012

ELEIÇÕES 2012


“Hoje a gente já não sabe de que lado estão certos cabeludos se são da direita ou da traseira já não se sabe mais de que lado” (Raul Seixas)

Arte de Alex Doeppre
Hoje está cada vez mais difícil saber de que lado estão certos políticos brasileiros, se ao lado do povo para atender as demandas necessárias para uma vida digna, ou ao lado daqueles que só pensam nos seus benefícios individuais, pouco se importando com o que ocorre ao seu lado. Esta dúvida vem a partir daquilo que os políticos acabam fazendo ou deixando de fazer, mesmo tendo sido eleitos para tomar as decisões que irão ao encontro dos anseios populares.

Em Alvorada, após uma nova disputa majoritária entre PT e PTB – a terceira nos últimos 12 anos – podemos realmente acreditar que o prefeito eleito, o senhor Serginho do PT vai cumprir com suas promessas de campanha? No mínimo, podemos esperar que os compromissos assumidos nos projetos de governo apresentados durante a corrida para chegar ao topo do poder executivo municipal serão postos em prática? E os vereadores eleitos, poderemos esperar honestidade, transparência e muito trabalho no mandato que iniciará em 2013?

Dúvidas, como sempre muitas dúvidas e os culpados por ficarmos em dúvida são os próprios políticos, afinal “promessa não é dívida”. O PT venceu as eleições majoritárias em Alvorada, após um mandato do PTB marcado por uma série de denúncias de corrupção, ou seja, os eleitores deram um basta na farra da corrupção anunciada pela imprensa que chegou a mostrar a Polícia Federal “pedalando” a porta da Prefeitura. Se as denúncias são verdadeiras, caberá a Justiça julgar, mas as cenas foram fortes e certamente influenciaram a decisão popular. Por outro lado, ao olharmos a nominata dos vereadores eleitos, nenhuma surpresa. Os velhos “coronéis do século XXI” eleitos. Também tivemos, entre os eleitos, candidatos denunciados por corrupção no último governo e outros por compra de votos. Afinal, o que mudou?

Os mesmos eleitores que derrubaram o candidato da atual administração alegando corrupção elegeram vereadores da mesma prática ilícita e também compra de votos. Onde está a coerência? E o prefeito eleito, Professor Serginho e seu partido o PT, enfrentarão a corrupção ou, em nome da tal governabilidade farão acordos com partidos que ficaram 8 anos ao lado do PTB, como o PDT por exemplo.

Dúvidas, muitas dúvidas, afinal alguém sabe de que lado estão certos cabeludos, digo, políticos brasileiros? Ah, e toca Raul!!!

Texto: Denílson Rosa dos Reis
Ilustração: Alex Doeppre (RS)

2 comentários:

  1. Aqui também pedalamos as portas da prefeitura. Mas foi apenas para apreender alguns computadores.

    ResponderExcluir
  2. Bastante semelhanças com a nossa realidade...
    A diferença é de que aqui conhecemos e podemos pôr confiança nos companheiros do PT/PRB.

    ResponderExcluir