segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ELEIÇÕES 2010: QUE ONDA É ESSA?


Imagem: Diego Müller
As eleições 2010 trouxeram para o debate político a chamada “onda verde”. Além disso, tivemos a eleição de uma figurassa, o Tiririca. Tal como ocorreu na eleição do Lula fomos para o segundo turno com Dilma e Serra.


Em primeiro lugar, quero questionar esta tal “onda verde”. É inegável que a candidata do PV, Marina Silva fez uma votação extraordinária frente às candidaturas milionárias do PT de Dilma e do PSDB de Serra. Mas ao olharmos para os candidatos aos demais cargos, onde está o Partido Verde? Não elegeu nenhum Governador e nem Senador; serão apenas 15 verdes na Câmara dos Deputados. Ou seja, os votos em Marina nada estão relacionados a “onda verde”. Acredito que é o descontentamento com os chamados “majoritários” e sua política neoliberal.
Descontentamento e brincadeira também levaram o Tiririca a tornar-se Deputado Federal com a maior votação do país. Não vamos acreditar em projeto de um cidadão que debochou da própria condição de vir a ser Deputado. Neste mar de corrupção e falcatruas que dominam Brasília desde 1960, o povo resolveu exercer o voto do deboche e tome Tiririca neles. Aliás, são vários os “tiriricas”...
Ir para um segundo turno com o primeiro colocado com quase 50% dos votos e o segundo bem abaixo dos 40% é “torrar” a paciência do povo com mais campanhas eleitorais, deslocamento as seções em mais um domingo. Além dos exorbitantes gastos de campanha e de estrutura para a realização da votação. Segundo turno só deveria ocorrer em casos de o chamado empate técnico. Ou alguém acreditava em reversão dados os números do primeiro turno?
Para finalizar, está chegando o momento de liberar a população da obrigatoriedade do voto. Só assim vamos diminuir o risco de elegermos os “tiriricas” da vida, além de desobrigar eleitores descontentes com os projetos neoliberais de Dilma e Serra de votarem nulo.

Texto: Denilson Rosa dos Reis
Ilustração: Diego Müller (Estância Velha/RS)

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com você, o voto não deveria ser obrigado, talvez não tivéssemos tantas barbaridades como aconteceu nessa eleição.
    Um dia o Pelé falou que o povo brasileiro não sabia votar e foi muito criticado por isso, com o passar do tempo vemos que ele está certo.

    ResponderExcluir