terça-feira, 19 de outubro de 2010

A REBELIÃO DAS MÁQUINAS

Uma das séries cinematográficas mais espetaculares que vem atravessando décadas é “O Exterminador do Futuro”. Acompanhei todos os quatro filmes da série, todas muito boas. Mas, quando assisto aos filmes, lembro-me de um personagem histórico chamado Ned Ludd.

Ned Ludd foi um artesão que viveu no final do século XVIII, em Leicestershire, na Inglaterra. Era considerado um lunático que penetrava nas fábricas à noite e reduzia a pedaços as máquinas de tecelagem. Entre 1811 e 1816 o Movimento Ludista – inspirado em Ned Ludd – dedicava-se à destruição das máquinas e protestos contra a tecnologia. Argumentavam que as máquinas levariam ao fim da humanidade, pois tiravam seus serviços, levando ao desemprego, miséria, etc. Afinal, Ned Ludd e o Movimento Ludista eram realmente um bando de lunáticos ou seriam visionários?

Não cabe dúvida que a tecnologia vem avançando a passos largos desde que os Ludistas começaram a quebrar as máquinas. Conforme a tecnologia avança, as máquinas vão substituindo a mão-de-obra dos humanos. Onde isso nos levará? Segundo a série, as máquinas tomarão conta dos seres humanos, que terão de lutar como sub-raça contra o poderio tecnológico das máquinas. Muitos poderão argumentar que é apenas uma série de Ficção Científica, mas ela – a Ficção Científica – já antecipou muitas coisas que viríamos a desenvolver depois.

Não vamos ressuscitar o Movimento Ludista, mas uma tecnologia poupadora de mão-de-obra deve abrir caminho para outra forma de sobrevivência do trabalhador.

Texto: Denilson Rosa dos Reis

Ilustração: Diego Müller (Estância Velha/RS)

3 comentários:

  1. VIRUS

    A possessão tecnológia é muito mais complexa doque se imagina.pois ja faz parte da "vida" de milhões de anônimos planeta á fora.A dependência sibernética desses seres sem sentimentos tomou proporções dignas mesmo de um filme que ja não parece mais tão ficção assim.Cabe aos homens seguirem o mandamento de uma musica onde o autor diz"mas nunca esquecer quem é mesmo o dono de quem".Simplifica o futuro colocando pra debaixo do tapete o passado.Em fim,acione o melhor que você tiver pois acho que sua máquina existêncial ja possui infiltração desse virus.té mais bixo!

    ResponderExcluir
  2. O homem já está até meio máquina, com tanta parafernália eletrônica portátil. Basta ver nossos jovens nas ruas: celulares, ipods, fios por trás das orelhas... Não serão esses homens-máquinas os exterminadores do futuro?

    ResponderExcluir
  3. As maquinas não tiram a mão de obra dos humanos, eu acho que dão até mais. No meio tecnológico vai ter sempre um humano por tras, tem lugar pra todo mundo basta usar direitinho toda essa tecnologia.

    ResponderExcluir