segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PROTESTE JÁ


ARTE DE PAULO FERNANDO

Vivemos numa sociedade em que a moral está cada vez menor, refletindo-se em atos de corrupção política, violência, atrocidades e exploração. A cada dia que passa, desacreditamos mais e mais na classe política e nas “boas intenções” da classe dirigente. Não vemos a democracia na vida real, embora ela seja tão propalada nos meios de comunicação.

Recentemente, o músico gaúcho Tonho Croco – ex-vocalista da banda Ultramen – foi alvo de uma ação judicial por parte do Ministério Público, a partir de um ofício encaminhado por um deputado da Assembléia Legislativa do RS, por ter gravado uma música onde critica 36 deputados gaúchos que se auto-concederam 73% de reajuste salarial. Ora, num país onde os próprios políticos dizem que é impossível dar aumentos superiores a 10% aos trabalhadores, o ato dos deputados é um deboche.

Desta polêmica toda, gostei da postura do músico ao dizer que não podemos ficar passíveis a tais atos e que devemos protestar cada um a sua maneira. Uns fazendo passeatas, outros escrevendo para blogs e, no caso dele, fazendo música. O importante é usar sua criatividade e indignação para protestar.

Chegamos a um momento na sociedade que parece ser preciso pedir desculpas antecipadas, quando se pretende protestar contra algo ou alguém que está prejudicando um coletivo. Assim pergunto: onde está a tal democracia? Deputados, e outros que vivem de cargos eletivos ou por indicação, usarem os cofres públicos para engordar suas contas bancárias e resolver seus problemas individuais, à custa do sofrimento coletivo, é totalmente imoral. Proteste já!

Texto: Denílson Rosa dos Reis
Ilustração: Paulo Fernando (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário