domingo, 11 de setembro de 2011

ALVORADA: 46 ANOS

Nossa cidade completa neste mês 46 anos. Veja um pouco de sua História através da trajetória da Família Rosa dos Reis.


A Família Rosa dos Reis é uma típica família alvoradense, formada no já emancipado Município de Alvorada. A família surgiu da união de Ari Teodorico Machado dos Reis e Maria Teresinha Gomes da Rosa, ambos oriundos do Município de Santo Antônio da Patrulha. A Família Reis deslocou-se para Alvorada em 1964 oriundos do Sertão do Rio dos Sinos – 5º Distrito de Santo Antônio da Patrulha. Já a Família Rosa chegou a Alvorada em 1965 vindo da Pedra Branca – 2º Distrito de Santo Antônio da Patrulha. A vinda foi resultado do problema da terra, ou melhor, da falta dela.


A Família Reis tinha como patriarcas Antônio e Maria Madalena Machado dos Reis e residiam em uma pequena chácara de 10 hectares com nove filhos. Assim, a terra era pouca, levando os filhos ao completar 18 anos a virem para Porto Alegre prestar serviço militar e depois ficavam em casa de parente para procurar trabalho. Quanto as meninas vinham para trabalhar em fábricas, tais como: Zivi-Hércules, Albarus, Taurus, Fogões Geral, Fogões Waling, Porcelana Renner, Matarazo... A Família Rosa tinha como patriarcas Bernardino Antônio e Guilhermina da Rosa e residiam em terras arrendadas. Portanto as perspectivas não eram nada boas e quando chegava a idade de trabalho o rumo era Porto Alegre. Desta forma ficava claro que o melhor para a família como um todo era juntar as economias possíveis e rumar para a zona urbana.


A escolha de Alvorada é uma questão socioeconômica. As famílias eram pobres e aqui os terrenos eram baratos, pois não havia nada de infra-estrutura – água, luz, esgoto, muitas ruas eram abertas em meio a chácaras para fins de especulação imobiliária. Também era uma oportunidade de iniciar um comércio – caso da Família Reis. O local escolhido para fixar moradia foi a Vila Fontoura, na rua Carlos Fontoura, a Família Rosa no nº 127 e a Família Reis no nº 421. A proximidade acabou aproximando Ari e Maria. A Vila Fontoura nesta época era um típico local surgido em meio a uma chácara. A luz foi instalada a partir de um mutirão dos moradores mais antigos a chegada das famílias, a água era de poço artesiano e o esgoto era a céu aberto. A Família Rosa e a Família Reis que deram origem a Família Rosa dos Reis é um exemplo do êxodo rural – deslocamento do campo para a cidade – do qual Alvorada abrigou e continua abrigando até os dias de hoje.


Texto: Denilson Rosa dos Reis

Texto originalmente publicado no livro Raízes de Alvorada

Nenhum comentário:

Postar um comentário