segunda-feira, 13 de junho de 2011

ELEIÇÕES 2004


Amigos, o artigo deste é mês é datado, mas ainda não tinha postado na internet.

Encerrado mais um pleito municipal, Alvorada apresentou como resultado a mudança na direção da prefeitura. Após oito anos de Administração Popular (PT e seus aliados), a oposição, formada por partidos que governaram a cidade antes do PT e tendo a frente o PTB, assume o comando. Passada a disputa, as comemorações e as frustrações, ficamos com as reflexões.

Acompanhamos uma eleição bastante diferente em nossa cidade. Por um lado, o PT, a exemplo da campanha que levou Lula ao Palácio do Planalto, achou parceria no PL: o partido dos “trabalhadores” coligado com o partido dos “patrões”. O PT fez uma das campanhas mais caras que já se presenciou, acredito até que a maior. Fica paradoxal ver o PT usar das mesmas armas da direita para manter o poder. Por outro lado, o PTB/PDT/PMDB, ao que parece, usaram expedientes pouco éticos, as chamadas “baixarias” para desmerecer o candidato petista, e as pichações nos muros da cidade ainda estão aí para mostrar, pois provar ninguém realmente poderá.

Em que pese tudo isso, o pleito foi disputadíssimo, a vantagem de aproximadamente 7 mil votos ao vencedor poderia mudar com os quase 11 mil votos somados dos outros candidatos com os brancos e nulos. Este foi outro ponto interessante, mesmo com campanhas caras do PT e do PTB, 10% do eleitorado disse não aos dois: nem o continuísmo do PT, nem à volta ao passado dos partidos tradicionais da cidade.

Quanto a Câmara de Vereadores, ganhou a vaga quem investiu pesado na campanha. Maior propaganda ainda é sinônimo de mais votos. Urge revermos estas coligações pouco ideológicas e meramente eleitoreiras como as dos dois candidatos majoritários, bem como os gastos de campanha e a obrigatoriedade do voto. Daqui a dois anos, tem mais, e mudanças são necessárias para o avanço da democracia em nosso país.

Texto: Denilson Rosa dos Reis
Ilustração: Alex Doeppre (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário