terça-feira, 12 de abril de 2011

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

Nos últimos meses andei lendo alguns “gibis” (revistas em quadrinhos) com a temática ‘western’. Estas HQs (histórias em quadrinhos) normalmente retratam o chamado ‘Velho Oeste’, onde homens andavam armados com seus revólveres na cintura, prontos para resolverem suas diferenças, quando necessário, na “bala”.


Lembrei-me destas HQs durante minhas férias. Estava no Litoral gaúcho e numa madrugada de sábado para domingo acordei com o barulho de disparos de revólveres, gritos histéricos de mulheres e sirenes de carros policiais.


Durante toda a história da humanidade, em muitos episódios, os seres humanos têm resolvido suas diferenças mais pelo instinto selvagem da violência do que pela razão e respeito à vida.


Com o aumento populacional ocorrido na segunda metade do século passado (século XX), os casos de violência e acertos de contas têm aumentado proporcionalmente à população. Quando se conversa com os jovens – grupo social que mais se envolve com a violência – vemos que os motivos são pouco relevantes: “não fui com a cara dele”; “ficou cuidando a minha mina”; etc.


A cada dia que passa, vemos as tragédias repetirem-se, mas aquilo que alguns anos atrás era notícia catastrófica, hoje não passa de estatística de plantão de polícia.


Texto: Denilson Rosa dos Reis

Ilustração: Luciano Irrthum (MG)



Nenhum comentário:

Postar um comentário