sexta-feira, 9 de julho de 2010

Sujeira Para Todo O Lado


"Nas favelas, no Senado
Sujeira para todo o lado
Ninguém respeita Constituição
Mas todos acreditam no futuro da Nação.”
(“Que País é este”, Renato Russo/Legião Urbana)

A música da Legião Urbana e a letra de Renato Russo não é uma obra dos últimos anos da História do Brasil. Assim, a sujeira no Senado vem de longa data e mostra o quanto é frágil nossas instituições. Esta sujeira (corrupção) alastrou-se pelos três níveis: federal, estadual e municipal.
No nível federal o Senador José Sarney vem dando mostra contundente de como a corrupção tomou conta de Brasília. A opinião pública está estarrecida com tais “atos secretos” que favorecem senadores e desviam milhões dos cofres públicos. Mas não é só no Senado que a sujeira está saindo de baixo dos tapetes. Não podemos esquecer o escândalo do mensalão do Governo Lula e a reeleição “comprada” do ex-presidente FCH, além de suas privatizações mal conduzidas.
No estado do Rio Grande do Sul o Governo tucano de Yeda Crusius é marcado por escândalos e mais escândalos, alguns denunciados pelos próprios “aliados” políticos da governadora. Nunca se trocaram tantos secretários para se abafar as denúncias.
Aqui no município de Alvorada, a cada período eleitoral é comum se ouvir cabos eleitorais dizendo que é necessário eleger seu candidato para garantir-se por mais quatro anos. Isto com certeza não é exclusividade de Alvorada. Recentemente foi denunciado na TV compra de apoio político nas eleições da cidade de Curitiba.
Caro leitor, você conhece alguém que tenha entrado para a política partidária que não tenha “se dado bem” na vida? Com o dinheiro de quem eles adquirem suas fortunas?
Enquanto não respondermos estas questões com a indignação que ela merece, a sujeira continuará nas favelas e no Senado, enfim, para todo o lado.

Ilustração: Luciano Irrthum (MG)

3 comentários:

  1. Denilson, parabéns pelo Blog! Assim como você não conheço ninguém que tenha entrado para a política e continuado pobre. Lamentável, mas em grande parte a culpa é do próprio povo que se vende por um quilo de feijão ou um milheiro de tijolos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, inclusive hoje vi uma pixação em um muro aqui em curitiba que dizia em letras garrafais: "REELEIÇÃO NÃO! REVOLUÇÃO SIM!" e concordo plenamente que a renovação das câmaras de nosso pais poderiam talvez amenizar a situação decadente de nosso regime político atual.
    Parabéns pelo Blog.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir