quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

TIO SAM: O PRESIDENTE DO IMPERIALISMO

Arte: Alex Doeppre
Depois do governo de Barack Obama do Partido Democrata, os Estados Unidos da América volta a ser governado pelo Partido Republicano na figura de Donald Trump. Sua eleição causou uma onda de repulsa mundo a fora, mas será que a política norte-americana em relação a conjuntura mundial será tão diferente quanto foi com Obama.

Com Obama tivemos um marco na história dos Estados Unidos da América. Pela primeira vez um negro ocupou o principal cargo político na Casa Branca. Com Hillary Clinton poderíamos ter uma mulher. Acho isto um fator significativo dentro de um país com forte e aberto manifesto racista e num mundo onde a mulher ainda é vista como um ser frágil frente ao homem.

Embora Obama tenha governado pelos Democratas e agora Trump vai governar pelos Republicanos, sabemos que o verdadeiro presidente dos imperialistas é “Tio Sam”. As eleições nos Estados Unidos da América nada mais foram do que trocar “seis por meia-dúzia”; é o “mudar não mudando”.

Os Estados Unidos da América continuarão com a política do Tio Sam, seja com democratas ou republicanos, com um negro ou um fanfarrão, no poder. Manter-se-ão como a velha nação imperialista e militarista invadindo países e oprimindo os povos. Eles podem se iludir, nós não!

Texto: Denilson Rosa dos Reis
Ilustração: Alex Doeppre (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário