sábado, 27 de julho de 2013

ADORMECIDO OU ACORDADO

Em minha vida, que já ultrapassa 4 décadas, vivi algumas grandes mobilizações. Na infância, cresci sob o regime militar, mas como criança que não acompanhava o noticiário e vivia numa cidade quase “interiorana”, o regime passou batido. Quando despertei para o assunto, já era um estudante de 2º Grau, me mobilizando para o “Diretas Já”. A mobilização que realmente me marcou foi o “Fora Collor”, com os caras pintadas na rua. Era bancário na época, simpatizante do PCB e do PT e me preparando para estudar História na UFRGS, curso escolhido por meu engajamento nas questões políticas.


Mas as mobilizações recentes me pareceram algo inédito e diferente. Nunca imaginei, por exemplo, ver a população da cidade em que moro, e olhem que moro desde que nasci nesta cidade, sair às ruas para protestar. Acho que esta foi a tônica em todo o Brasil e aí está o algo inédito e diferente. Em outros momentos, as mobilizações foram chamadas por grupos políticos, sindicatos, partidos etc. Desta vez, o povo tomou as ruas num chamamento que começou nas redes sociais e que muitos acreditavam não ganharia força. O contrário ocorreu e as manifestações foram as mais intensas e até turbulentas dos últimos anos.

Temos acompanhado o movimento dos anônimos nas redes sociais tomando conta de várias iniciativas de protestos espalhados pelo mundo. Este grupo tem como marca usar a máscara do personagem anarquista Guy Fawkes, da História em Quadrinhos “V de Vingança”, de Alan Moore e David Lloyd. Muitos não levam a sério estas pessoas, dizendo que são apenas adolescentes brincando de serem anarquistas. O certo é que a descrença na classe política, totalmente subserviente ao capital, faz aumentar o número de “aventureiros mascarados” ao ponto de conseguirem aquilo que organizações políticas/sindicais não têm conseguido.

O “gigante acordou” e sua bandeira não tem simbologia partidário-sindicalista, é a mais pura manifestação de inconformidade com a corrupção que tomou conta do país. Mas, vamos deixar bem claro, está corrupção não é exclusividade de um partido ou de um nível de governo, ela está enraizada em nosso país desde que ele ainda nem era um país e hoje atinge todos os escalões, do municipal ao federal, passando pelo estadual. Tudo isso mostra o quanto este movimento é legítimo e autêntico, mesmo com alguns excessos e oportunismos de alguns grupos.

Agora é acreditar que o resultado apareça com muita clareza e algumas coisas já estão acontecendo, mas as próximas eleições poderão mostrar melhor isso. Não acredito nos políticos, nem em mudanças que eles poderão vir a fazer, mas se as urnas derem uma chacoalhada no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas, tirando algumas figurinhas perpétuas do poder, já estará valendo a pena. Por outro lado, um bom número de votos nulos, algo realmente significativo, poderá abrir um debate diferente na agenda política do Brasil, mas isso é algo que só o tempo nos mostrará.

Texto: Denilson Rosa dos Reis

3 comentários:

  1. Olá Denilson! Muito legal sua opinião. Vai sair impresso no zine? Outra coisa que notei, mudança de carreira! Gostaria de bater um papo contigo, tem algum contato online? Como moro longe dai fica mais difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me a demora em responder cara, mas escreva para meu e-mail: tchedenilson@gmail.com

      Excluir