quarta-feira, 23 de maio de 2012

FUTEBOL: UMA PAIXÃO


Ilustração de Marcelo Tomazi
O futebol tem a capacidade de nos deixar apaixonados. Quem já freqüentou um estádio lotado sabe disso. Quando a multidão começa a gritar o nome do time, é de deixar qualquer um arrepiado, as lágrimas parecem querer brotar de nossos olhos, vencer um jogo no último lance, então, é pura emoção. Estão querendo roubar este sentimento do povo brasileiro. O grande historiador inglês Eric Hobsbawn dedica um trecho de “A Era dos Extremos” para falar do futebol brasileiro, mas estão tentando acabar com esta paixão.

Estamos começando mais um Campeonato Brasileiro de Futebol, serão 38 rodadas até que saibamos quem somou mais pontos e terá o direito de erguer a taça. Mas, será que vai erguer a taça quem realmente somar mais pontos. Eu ainda não esqueci o Campeonato Brasileiro de 2005. Quem esqueceu, veja o que eu escrevi e publiquei na época.

Ver o final do Campeonato Brasileiro com duas torcidas comemorando o título de forma constrangedora pode ser o ponto final do futebol no país. Quem é, de fato, campeão brasileiro 2005? Depois de 26 anos a torcida colorada viu seu título ser levado do Rio Grande por um “canetaço” do senhor Zveiter. Contrariando todos os precedentes do futebol mundial, Zveiter anulou 11 partidas “suspeitas” de manipulação. A lei é clara, somente quando constatado de fato um erro ou uma manipulação, uma partida pode ser anulada. Zveiter rasgou a lei e num ato de total prepotência favoreceu uma equipe. A torcida corintiana nada tem a ver com isso, mas o título ficou manchado.

O que fez o Clube dos 13? Calou! A CBF? Respaldou e ainda ameaça rebaixar o Inter e incentiva terceiros a mover ações judiciais neste sentido. A Comenbol ameaça tirar a vaga que o clube gaúcho conquistou para a Libertadores 2006. Porque tanta pressão? O sonho acabou, não sejamos ingênuos. Alguns campeonatos já começam com todos sabendo quem será o campeão, mesmo que no decorrer tenha que rolar um “canetaço”.

Lembram? Nós colorados ainda não esquecemos. Só um título do Campeonato Brasileiro poderá fazer-nos passar por cima desta mancha em nossa história.

Texto: Denilson Rosa dos Reis
Ilustração: Marcelo Tomazi (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário