quinta-feira, 10 de março de 2011

ANGLICANISMO EM ALVORADA


O culto Anglicano tem sua origem na Inglaterra, tendo sido oficializado no período da Reforma Religiosa a partir do rei Henrique VIII, que, em alguns livros de história e tido como criador da Igreja Anglicana, quando na realidade apenas oficializou um culto antigo no país. Da Inglaterra a Religião Anglicana – que tem as mesmas características da Religião Católica e, podemos assim dizer, é irmã da Religião Luterana – espalhou-se pelos quatro cantos da Terra. A chegada no Brasil deve-se a missionários vindos dos Estados Unidos.


Em Alvorada ela chegou por volta de 1954 quando foi criada a Missão de São Miguel e Todos os Anjos. É chamada de Missão, pois possui aproximadamente 70 membros. Para ser uma Paróquia teria de possuir algo em torno de 100 membros. Quem trouxe a Igreja para Alvorada foi o Reverendo Nadir Simões Mattos. O Reverendo Nadir, que era cunhado de Leonel Brizola, foi um grande missionário e sempre esteve na busca de novas congregações a trabalho da Diocese – sede da Igreja, situada em Teresópolis, Porto Alegre. Foram também responsáveis pela fundação da Igreja em Alvorada os casais: Tertuliano e Eva Martinez, Valter e Maria Quintilhano e André e Francisca Manique Barreto.


Além da Igreja, é criada a Escola Euclides da Cunha, vinculada a Igreja. A Igreja e a Escola funcionaram em uma casa alugada na Rua Maria do Carmo até a compra definitiva de um terreno na Rua Ricardo Faique Nunes, 124, parada 44. A vinda da Igreja está intimamente ligada à questão da Educação. O Passo do Feijó fazia parte do 3º Distrito de Viamão, que não atendia plenamente as carências educacionais. A falta de uma Escola no Distrito foi percebida pelos Diretores do Colégio Cruzeiro do Sul, tradicional Instituição de Ensino de Porto Alegre. Como a intenção era abrir uma Escola, criou-se também a Missão.


A Escola Euclides da Cunha oferecia o Curso Primário, e quem ministrava as aulas era o Professor Sérgio e sua esposa Professora Lori, que foram substituídos depois pelo Professor Auri Maia e Professora Norci. É importante ressaltar que os Professores eram também Seminaristas da Igreja, portanto tinham também a questão da fé junto a Educação. Com a emancipação de Alvorada, a Educação passa a receber uma preocupação maior por parte do poder público. A Igreja resolve, desta forma, fechar a Escola Euclides da Cunha. Os móveis e utensílios foram doados para uma Escola Municipal.


Na Segunda metade da década de 1960 vieram para Alvorada uma série de famílias oriundas da Missão do Advento da Quebrada do Rio dos Sinos, Município de Santo Antônio da Patrulha, hoje Caraa. Famílias de Antônio e Maria Machado dos Reis, Alziro e Nadir Rangel dos Reis e Adolfo e Adélia Muniz dos Reis e seus descendentes compõem hoje o grosso da atual congregação de Alvorada. Em 1989 um incêndio destruiu toda a capela da Igreja, não sobrando móveis nem documentos sobre a Igreja em Alvorada, o que prejudica um trabalho de pesquisa. Atualmente a congregação luta para manter a Missão e comemora a construção do novo Templo.


Texto: Denilson Reis

Originalmente publicado no livro Raízes de Alvorada