sexta-feira, 9 de julho de 2010

Sujeira Para Todo O Lado


"Nas favelas, no Senado
Sujeira para todo o lado
Ninguém respeita Constituição
Mas todos acreditam no futuro da Nação.”
(“Que País é este”, Renato Russo/Legião Urbana)

A música da Legião Urbana e a letra de Renato Russo não é uma obra dos últimos anos da História do Brasil. Assim, a sujeira no Senado vem de longa data e mostra o quanto é frágil nossas instituições. Esta sujeira (corrupção) alastrou-se pelos três níveis: federal, estadual e municipal.
No nível federal o Senador José Sarney vem dando mostra contundente de como a corrupção tomou conta de Brasília. A opinião pública está estarrecida com tais “atos secretos” que favorecem senadores e desviam milhões dos cofres públicos. Mas não é só no Senado que a sujeira está saindo de baixo dos tapetes. Não podemos esquecer o escândalo do mensalão do Governo Lula e a reeleição “comprada” do ex-presidente FCH, além de suas privatizações mal conduzidas.
No estado do Rio Grande do Sul o Governo tucano de Yeda Crusius é marcado por escândalos e mais escândalos, alguns denunciados pelos próprios “aliados” políticos da governadora. Nunca se trocaram tantos secretários para se abafar as denúncias.
Aqui no município de Alvorada, a cada período eleitoral é comum se ouvir cabos eleitorais dizendo que é necessário eleger seu candidato para garantir-se por mais quatro anos. Isto com certeza não é exclusividade de Alvorada. Recentemente foi denunciado na TV compra de apoio político nas eleições da cidade de Curitiba.
Caro leitor, você conhece alguém que tenha entrado para a política partidária que não tenha “se dado bem” na vida? Com o dinheiro de quem eles adquirem suas fortunas?
Enquanto não respondermos estas questões com a indignação que ela merece, a sujeira continuará nas favelas e no Senado, enfim, para todo o lado.

Ilustração: Luciano Irrthum (MG)